Efeitos do dilatador nasal Qiar® na obstrução nasal, ronco, apneia obstrutiva do sono, exercícios físicos e na respiração pelo nariz

Foi publicado na Revista da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), no Volume 58 (abr.-jun. 2014), um estudo referente aos benefícios clinicamente comprovados na utilização do Qiar na obstrução nasal, ronco, apneia obstrutiva do sono, exercícios físicos e na respiração pelo nariz.

Abaixo disponibilizamos o resumo do artigo, além do artigo completo e original ao final:

Efeitos do dilatador nasal Qiar® na obstrução nasal, ronco, apneia obstrutiva do sono, exercícios físicos e na respiração pelo nariz

Introdução: O objetivo deste estudo é avaliar o uso do Dilatador Nasal Qiar® – Abridor Nasal e Levantador da Ponta Nasal, em pacientes com obstrução nasal e seus efeitos no ronco, apneia obstrutiva do sono, exercício físico, congestão nasal e respiração nasal.

Métodos: Participaram do estudo 30 pacientes que responderam ao questionário da escala de sonolência Epworth, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, realizaram exame otorrinolaringológico completo, Rinometria Acústica e Polissonografia.

Resultados: Polissonografias demonstraram diferenças significativas entre noite controle e noite de tratamento com Qiar® na eficiência, arquitetura e fragmentação do sono, tempo de ronco e Índice de apneias-hipopneias; Qiar® teve bom impacto no IAH, reduziu 50% do número de eventos respiratórios e em 64,1% o tempo de ronco. Testes de aptidão física demonstraram melhora significativa no tempo e VO2 máximo no grupo Qiar® (31,8 ml/kg/min), comparado ao controle (25,8 ml/kg/min). Houve significativo bem-estar usando Qiar®, 28 pacientes (93,3%) relataram ser melhor ou muito melhor sua respiração e desempenho no teste físico. Todos resultados foram correlacionados com Rinometria, PSG e Teste de Aptidão Física.

Conclusões: Este estudo demonstrou que Qiar® é eficaz na redução da obstrução nasal, roncos e apneia obstrutiva do sono, melhora da respiração durante exercícios físicos, diminuição da congestão nasal, facilita respiração pelo nariz, melhora arquitetura e qualidade do sono. Seu efeito é imediato, sem efeitos colaterais, com ação mecânica, sem medicamentos, pode ser recomendado como alternativa para descongestionantes e corticosteroides nasais tópicos e também para pacientes que não querem ou não podem fazer outros tipos de tratamentos.

Ver estudo completo clicando no ícone abaixo (para abrir o arquivo você precisará do Adobe® Reader. Caso não possua, pode instalá-lo por meio do seguinte link).

Publicado em Imprensa
Em Arquivo